Quais os tipos mais comuns de ervas daninhas?
Existem vários tipos de ervas daninhas.
As mais comuns são a Capim do Brejo, Capim da Roça, Tiririca, Trevos, Dente de Leão, Hera terrestre, Sempre-Noiva, Braquiara, Morrião dos Passarinhos, Beldroega, Azedinha, Capim Colchão entre outros.
Como combater as ervas daninhas
O combate às ervas daninhas pode ser feito da maneira mecânica ou química.
No método mecânico, a eliminação das ervas daninhas, incluindo a Tiririca, é feita através do preparo do solo, capina e de cultivo de espécies antagônica.
O método químico é a maneira mais eficiente de se eliminar ervas daninhas. Ela é feita através de herbicidas seletivos que matam as ervas daninhas sem matar e danificar a grama. Para cada tipo de erva daninha, existe um tipo específico de herbicida seletivo que pode ser adquirido em lojas especializadas de produtos e defensivos agrícolas.
No caso da Tiririca, pode-se usar herbicidas conhecidos como pré-emergênciais tais como o Alaclor, Metolachlor e EPTC que é seguida com a aplicação de herbicidas pós-emergência tais como o Imazapir (vendida no mercado a 2,5% com o nome de Kapina), o 2,4D (ácido diclorofenoxiacético) e o Glifosato (N-fosfonometil glicina, C3H8NO5P) que devem ser aplicados nas primeiras semanas após a emergência da Tiririca.
Dica:
Evitar a disseminação das ervas daninhas é sempre o melhor remédio. Portanto, assim que se virem as ervas daninhas crescendo em seu gramado, tente eliminá-las o mais rápido possível.